Resenha: O lado bom da vida - Matthew Quick.

Autor:  Matthew Quick.
Título: O Lado Bom da Vida.
Título Original: The Silver Linings Playbook.

Categoria: Literatura Estrangeira / Romance.

Editora: Intrínseca.
Páginas: 256.
Ano: 2013.


Sinopse: Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes da internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. 


Resenha:
Pat acaba de sair de uma clínica psiquiátrica chamada por ele de 'lugar ruim'. Ele não sabe quanto tempo passou lá, muito menos o motivo que o levou aquele lugar. Pat Peoples não tem emprego, sua esposa o abandonou e é ignorado por seu pai, porém conta com o apoio de sua mãe, seu irmão e amigos. Torcedor fanático dos Eagles e viciado em execícios físicos, Pat agora tem apenas um objetivo, ser uma pessoa cada vez melhor para conseguir o que tanto almeja, reconquistar Nikki e por fim  no que ele chama de 'o tempo separados'.
Pat é cativante e extremamente otimista, o que faz com que ele não goste de pessoas pessimistas. Apesar de todas as dificuldades que ele enfrenta, não deixa de acreditar no final feliz do filme de sua vida e não mede esforços em lutar para que esse final aconteça.
Pat conhece Tiffany, uma mulher divertida e manipuladora, mas com bons sentimentos que acaba mostrando que tem muito em comum com Pat.
Toda a história é narrada por Pat, o que dá mais sensibilidade ao texto, porque em alguns momentos é possível sentir que pat está contanto a história de sua vida diretamente ao leitor.
É difícil não se comover com a história, porém ao mesmo tempo é difícil dizer o que senti ao ler o livro. A história não tem nada de espetacular, ao contrário, é simples e talvez tenha sido essa simplicidade que a tenha tornado tão boa e cativante. Matthew Quick nos apresenta uma narrativa sem um final previsível e com detalhes que nos aproximam da realidade.
Pat é incrível e eu acabei me identificando muito com ele. Não tanto quanto ele, mas sempre estou buscando ver o LADO BOM DA VIDA e pessoas pessimistas me deixam irritada também rsrsrsrs.
Apesar da tensão, a história é leve e engraçada, poque passamos a ver os acontecimentos através dos olhos otimistas e inocentes de pat que acredita sempre no lado bom da vida e consequentemente em finais felizes.
A história de Pat nos mostra que as coisas não precisam acontecer do jeito que queremos para que o filme de nossa vida possa ter um final feliz.
Simplesmente amei ler O LADO BOM DA VIDA, à cada página lida eu ia sentindo saudade porque não queria que a história acabasse. Para quem ainda não leu eu recomendo. Valeu cada centavo hahaha 

“Você precisa saber que são suas ações que fazem de você uma boa pessoa, não sua vontade.”  

O LADO BOM DA VIDA

Por: Zane Souza. 

21 comentários:

  1. Oi, tudo bom? Espero que sim.
    Primeiro devo dizer que adorei seu blog, sério. Muito legal mesmo. É sempre bom conhecer blogueiros e ler coisas tão legais. Continue assim, ok? Estou seguindo e sempre que der passarei por aqui. Gostei mesmo!

    Sobre o post, bom só tenho uma coisa pra falar: esse livro é maravilhoso. Gostei muuuuuito.

    Ah, também tenho um blog literário. Passa por lá depois. Quem sabe você não gosta do meu espaço? Ficaria agradecido, é claro!

    Um abração,
    Igor Gouveia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Igor, fico feliz de te ver por aqui. Também amei seu blog!!!!

      Beijo!

      Excluir
  2. Estou louca para ler o livro e depois ver o filme, geralmente falam muito bem de ambos!
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não assisti ao filme, mas não vejo a hora.

      :*

      Excluir
  3. Minha esposa viu este filme.
    Ela adorou.
    Bjs

    www.cchamun.blogspot.com.br
    Histórias, estórias e outras polêmicas

    ResponderExcluir
  4. Oi Zane, tudo bem?
    Primeiramente, parabéns pelo blog, achei tudo muito fofinho! Estou seguindo! ;)

    É exatamente essa a impressão que "O Lado Bom da Vida" me passa, de certe simples e leve e é isso também que me faz ficar curiosa pelo livro. Todos tem falado super bem do filme e do livro e realmente me parece muito bom!

    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Eu comprei o livro há algum tempo já, porém ouvi algumas pessoas falarem não muito bem e fui deixando o livro cada vez mais para trás na listinha de leitura, mas depois da resenha, acho que pretendo lê-lo logo hahah

    http://compulsivebookaholic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Parece ser um livro que vai nos colocar a pensar, quero ler!

    ➥ www.blogdamaya.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos faz refletir sim no lado bom da vida, apesar dos obstáculos...

      Excluir
  7. Oi, ainda estou na duvida sobre esse livro, uns amam e outros odeiam. Eu ganhei ele em uma promoção, mas acho que não vou ler agora.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É MUITO SUBJETIVO, MAS ACREDITO QUE VOCÊ IRIA GOSTAR ^^

      Excluir
  8. The best book I ever read.

    ResponderExcluir
  9. Fiquei curiosa para ler esse livro!
    Eu também odeio gente pessimista, ótima resenha!
    Bjs

    Blog Joyce MakeUp | Fan Page

    ResponderExcluir
  10. Obrigada Camila!!! :D
    Estou seguindo o seu também.

    ResponderExcluir
  11. Cara eu quero muuuuito ler esse livro, só pra assistir o filme depois, só falta o dinheiro D'= Só quero terminar A Culpa é Das Estrelas, já leu? É muito divertido, cara, lindo demais!! Sua resenha está ótima, o que foi cruel comigo já que só aumentou a vontade de ter ele ; - ; Essas histórias simples são muito apaixnonantes, né? I NEED!! x)


    Abraços!!
    - Herdeiros do Éden

    ResponderExcluir
  12. Tenho muita vontade ler esse livro, depois ver o filme.


    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir